Como Funciona a Rotina no Setor Financeiro?

Blog

Home > Blog > Como Funciona a Rotina no Setor Financeiro?

Como Funciona a Rotina no Setor Financeiro?

20 de Outubro de 2023
0
Como Funciona a Rotina no Setor Financeiro?
Modo de exibição:

O setor financeiro é uma das principais áreas estratégicas dentro de uma empresa. Além de gerir e organizar o dinheiro, ele também guia os caminhos para atingir os objetivos empresariais.

A estrutura desse setor depende de diversos fatores como o porte, atividades e até mesmo a quantidade de notas a pagar e a receber, por exemplo. Uma boa planilha de contas a pagar gratuita pode te ajudar com isso.

Todos os anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulga estudos sobre as causas da mortalidade precoce das empresas. 

Uma em cada quatro empresas fecha antes de completar 2 dois anos no mercado, e a principal causa é a má gestão financeira, inadimplência, falta de lucro e fluxo de caixa.

Independente do tamanho da sua empresa, existem fluxos e atividades que lidam com o dinheiro da companhia todos os dias. No entanto, organizações que buscam o sucesso, começam a estabelecer as rotinas e atividades de gestão para obter resultados melhores.

Na gestão de pessoas, por exemplo, a gestão financeira é crucial para estabelecer organogramas, realizar boas contratações e garantir que os colaboradores tenham seu direito a salários e benefícios assegurados.

Neste artigo, você vai entender como funciona o setor financeiro de uma empresa, quais são as rotinas na prática, e porquê é essencial que o empreendedor tenha uma equipe competente para realizar a gestão do capital.

 

Rotinas do setor financeiro: como estruturar?

Todas as empresas deveriam se preocupar com o setor financeiro.  Não importa o tamanho, pois os boletos chegam para todo mundo e as organizações precisam ter responsabilidade com seus colaboradores, fornecedores, clientes e sócios.

A empresa funciona como um organismo que precisa do capital para se alimentar. O dinheiro que circula em uma organização precisa ter finalidades bem definidas e fazer sentido para os objetivos a longo prazo da empresa.

A estrutura do setor financeiro varia de acordo com:

  • O porte da empresa;
  • A atividade: comércio, indústria ou serviços;
  • Quantidade de operações;
  • Modelo de negócio;
  • Um setor financeiro bem estruturado e com profissionais qualificados contribuem para o crescimento da empresa. Caso contrário, não há possibilidade de sucesso sem que a empresa cuide do seu patrimônio.

Além do trivial – pagamento de impostos, fornecedores, compra de matéria prima, despesas trabalhistas, etc – o setor financeiro tem como objetivo gerenciar as expectativas organizacionais e direcionar a empresa para o caminho mais saudável financeiramente.

Por se tratar de uma área extremamente técnica, o empreendedor deve estabelecer metas e aderir a métodos e softwares que auxiliam toda a gestão da cadeia produtiva. 

O objetivo é maximizar os lucros, evitar prejuízos previsíveis, identificar e idealizar um plano de ação para cenários positivos e negativos.

Os profissionais devem ser competentes e conhecer bem as tributações e o regime estabelecidos, bem como as Leis e práticas contábeis e saber gerenciar e controlar as despesas. É necessário ter foco, organização e atenção aos detalhes.

Além disso, o conhecimento do mercado em que a empresa está inserida é imprescindível. O departamento financeiro lida com dinheiro e, por isso, a atenção aos prazos, horários de bancos, tributos e datas desses impostos são parte da rotina do setor financeiro.

 

Quais as atividades mais importantes das rotinas do setor financeiro?

A precificação é a tarefa mais importante, já que é através do preço que a empresa vai obter o seu resultado.

Dessa forma, o departamento financeiro é fundamental, pois o setor identifica a quantidade de impostos, a margem de lucro e até o percentual de retirada do empreendedor. 

Definir o preço certo, competitivo, que cubra os custos e despesas do negócio, é uma tarefa que poucos empreendedores se atentam a realizar.

Outro ponto de atenção para estruturar o setor é o planejamento e controle das receitas, despesas e investimentos necessários para o bom desenvolvimento do negócio. Organizações que não mensuram seus resultados financeiros não aumentam seu faturamento, nem atingem metas.

O planejamento orçamentário é a base da gestão financeira, e precisa contemplar as possíveis variações do preço, a partir da análise do mercado, preço de custo da matéria prima ou de ferramentas para executar o serviço, por exemplo. 

A empresa precisa ter um posicionamento de mercado em sua área de atuação e saber qual é o momento para alterar seu preço.

 

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro de uma empresa não necessariamente começa com números, mas sim, aonde a empresa quer chegar, seus objetivos e metas, seja para expandir ou sobreviver.

Muitas vezes, o empresário quer saber se vai ter dinheiro para pagar as contas ao final do mês, mas ele não sabe se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Por isso, ter dinheiro em caixa não é suficiente para afirmar que uma empresa está saudável financeiramente.

As retiradas mensais do empresário, ou seja, o pro labore, não significa lucro. Assim como o que “sobra” todo mês em uma empresa não significa que será destinado 100% para os sócios.

É necessário que toda empresa tenha um planejamento financeiro que contenha a margem de lucro, de reinvestimento presente e futuro.  E, sobretudo, que possua um plano de ação.

Ademais, a precificação também está inclusa no planejamento financeiro. Já que é necessário que a empresa saiba mensurar o preço de compra de matéria-prima e venda para o consumidor final, estratégias de venda, previsão de giro de estoque e campanhas promocionais.

Definir indicadores de desempenho também são fundamentais neste planejamento financeiro para que a empresa monitore e revise os seus números, o orçamento, a meta, e as despesas.

Fonte: Pontotel

Você não precisa administrar tudo sozinho(a)!

Entre em contato comigo e vamos juntos trilhar a jornada de uma boa rotina e planejamento financeiro, para que você e a sua empresa alcancem as metas e objetivos desejados!

Saiu na Mídia
Como Investir
Mercado
Cursos
Investimentos
Dinheiro
Economia

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Politica de Privacidade.

© Copyright 2022 - Desenvolvido por WMB Marketing Digital