Como realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo?

Blog

Home > Blog > Como realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo?

Como realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo?

13 de Outubro de 2023
0
Como realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo?
Modo de exibição:

Como realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo?

Muitas vezes, você pode se sentir perdido quando o assunto é planejamento financeiro. Um dos maiores desencadeadores de instabilidade mental, causando estresse, ansiedade e depressão, é o dinheiro. Infelizmente, a educação em nosso país também não contribui, deixando o assunto de lado em grande parte da nossa vida, causando grande desespero no mercado de finanças quando chegamos à fase adulta, já que muitos geralmente não sabem como administrar sua renda.

 

Mas não precisa ser tão difícil assim! Você sabia que mesmo sem um salário fixo, o planejamento financeiro pode te ajudar em diversas áreas?

Planejar não é sobre quanto você vai ganhar, mas sim, como você irá direcionar aquilo que já tem. Aqui estão algumas dicas de como realizar seu planejamento financeiro e ter controle sobre suas finanças mesmo não tendo um salário fixo:

 

  1. Estime sua renda média mensal: "Quanto eu tenho?" e "quanto eu vou receber?" devem ser suas primeiras perguntas. Analise seu histórico de rendimentos ao longo dos meses anteriores e calcule uma média, mesmo que não seja fixa.

 

  1. Priorize suas despesas: Sua renda pode até não ser fixa, mas suas despesas provavelmente são. Selecione-as e as coloque como prioridade. Elas serão as primeiras coisas que você precisará cobrir, então pense cuidadosamente.

 

  1. Crie um orçamento: Após considerá-las, organize-se para criar um orçamento direcionado a essas despesas.

 

  1. Considere fontes alternativas de renda: Um dinheiro extra nunca é demais, não é mesmo? Rendas variáveis, como freelancers, autônomos, empreendedores ou profissionais que recebem comissões, podem ajudar. Nesses casos, é ainda mais importante ter um planejamento financeiro sólido para gerenciar suas finanças de forma eficaz.

 

  1. Procure orientação financeira: E é aqui que eu entro. Além dessas dicas, uma ótima opção para não se sentir sozinho nessa jornada é buscar ajuda! Se você tiver dificuldades em criar ou manter um planejamento financeiro eficaz, uma consultora financeira como eu pode oferecer orientações específicas direcionas á sua situação para que você não se perca no caminho.

 

Luciana Bettero por WMB Marketing Digital 

Entre em contato comigo e vamos juntos trilhar a jornada de um bom planejamento financeiro, para que você alcance a prosperidade que merece!

Saiu na Mídia
Como Investir
Mercado
Cursos
Investimentos
Dinheiro
Economia

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Politica de Privacidade.

© Copyright 2022 - Desenvolvido por WMB Marketing Digital