Quais são as tendências do mercado financeiro para você se atentar

Blog

Home > Blog > Quais são as tendências do mercado financeiro para você se atentar

Quais são as tendências do mercado financeiro para você se atentar

06 de Outubro de 2023
0
Quais são as tendências do mercado financeiro para você se atentar
Modo de exibição:

As principais tendências do mercado financeiro, destacamos onze que já estão em curso e prometem consolidar-se no ano de 2022. Diante da velocidade da informação e do desenvolvimento tecnológico, outras tendências podem emergir, revolucionando, mais uma vez, o cenário.

1- Descentralização do setor financeiro

Semelhante ao que ocorre na descentralização dos bancos, o mercado financeiro, como um todo, atravessa um processo de descentralização, no qual o cliente torna-se cada vez mais independente de instituições, podendo realizar transações financeiras em múltiplas possibilidades ofertadas pelos novos empreendimentos, como as fintechs.

Este é um processo que está sendo demarcado, principalmente, pela hipersegmentação do mercado. Assim, tais modelos de negócios, como já mencionamos, desburocratizam operações e oferecem soluções mais flexíveis, a exemplo do cartão de crédito pré-pago ou formas mais acessíveis e diversificadas de pagamento. 

2- Techfins e Fintechs

Os termos parecem sinônimos, mas o propósito de cada um é diferente. A techfin é uma empresa que oferece soluções financeiras personalizadas a outras empresas. Já a fintech é uma empresa de tecnologia financeira que oferece produtos e serviços inteiramente digitais voltados para o usuário final. 

Assim, Fintechs e Techfins despontam como tendências do mercado financeiro, que seguirão crescendo e oferecendo serviços cada vez mais específicos. O investimento nesse segmento em específico tem sido considerável.

Só em 2021, foram investidos mais de 500 milhões no segmento. O valor representou 25% do total aplicado no setor financeiro. O principal atrativo das fintechs é a conjunção entre processos mais inovadores, menos burocráticos e também mais lucrativos, posto que têm custo operacional bem menor se comparado a uma grande instituição financeira.

3- Dark Analytics

A análise de dados é um procedimento que vem pautando a transformação digital e já tem sido utilizada há um bom tempo. Não à toa, vemos surgir no mercado, expressões como big data, data driven e data science, para aprimorar ainda mais a aplicação de dados nas estratégias de mercado.

Nesse sentido, Dark Analytics é uma das tendências do mercado financeiro por propor essa análise bem mais aprofundada sobre o perfil e comportamento do consumidor, a fim de extrair informações relevantes e estratégicas para a tomada de decisão nas empresas, além da criação de novas ferramentas e serviços inovadores no mercado financeiro.

4- LGPD

A digitalização dos processos e o trabalho estratégico centrado em dados tornam a LGPD uma das principais tendências do mercado financeiro pelo quesito legal de segurança da informação que ela envolve.

Em vigor, desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados estabelece normas para uso de dados sensíveis da população brasileira, prevendo punições às instituições que não se adequarem às suas diretrizes.

Desse modo, sendo o setor de finanças guiado por dados em boa parte de seus processos, faz-se necessário adequá-los conforme a lei, a fim de evitar as penalidades que a instituição fiscalizadora pode aplicar.  Estar em conformidade com a LGPD também oferece ao cliente mais segurança e, por consequência, confiança nos serviços que a empresa oferece.

5- Pix e Open Banking

O Pix tem revolucionado as transações financeiras no Brasil por permitir transferências imediatas entre bancos diferentes sem custo para o usuário. Desburocratizando o processo de transferência convencional, com limitações e passível de taxa  – em caso de instituições diferentes. 

A facilidade teve rápida adesão no país, já superando transações feitas em TED, DOC e boletos. Já o conceito de Open Banking espelha-se no pix, por oferecer mais opções de produtos financeiros ao usuário, permitindo o compartilhamento de dados financeiros do usuário entre as instituições bancárias.

6- Open Finance

A exemplo do Open Banking, o Open Finance busca oferecer maior autonomia ao usuário no compartilhamento de seus dados entre instituições financeiras distintas, não só bancárias. 

Com isso, o cliente terá mais ofertas de produtos e serviços para escolher e mais facilidade para fazer a migração dos dados, em busca de uma solução que seja mais adequada às suas necessidades financeiras.

7- Servidores de armazenamento em nuvem

Esta é uma das tendências do mercado financeiro essencial para empresas. Estas têm suas estratégias baseadas em dados e movimentam diariamente um volume grande de informações.

A nuvem, além de garantir um armazenamento seguro, mitigando o risco de vazamento de dados sensíveis dos clientes, possibilita uma gestão mais dinâmica de tais dados, com toda infraestrutura tecnológica que, hoje, os provedores oferecem.

8- Inteligência Artificial

A IA mostra-se como importante aliada na gestão do mercado financeiro, por permitir que empresas aumentem a produtividade. Isto porque, com ela, muitos processos podem ser automatizados e realizados com maior precisão. Desde o atendimento ao cliente ao processamento de dados e análise preditiva do negócio.

9- Hiperautomação

A hiperautomação busca otimizar ainda mais os processos na empresa, inclusive cobrindo áreas mais complexas. Ela engloba a inteligência artificial, aprendizado de máquina e inteligência cognitiva para executar tarefas diariamente sem qualquer intervenção humana.

Com isso, ela consegue trazer um panorama macro e mais detalhado sobre o comportamento do cliente, por exemplo, em sua jornada de consumo.

10- Amplo uso de APIs

Por fim, destacamos a intensificação do uso de APIS como uma das tendências do mercado financeiro. Também pelo crescimento e relevância que tal solução tem no contexto da transformação digital. 

Adotando APIS, você ou sua  empresa consegue fazer uma gestão mais controlada e acertada dos dados. Integrando os diferentes sistemas e bancos de dados que possam ser utilizados no negócio.

11- Automatização de serviços financeiros

Atualmente, existem plataformas que possibilitam a integração de softwares ERP com serviços financeiros. Promovendo, assim, a desburocratização e descentralização no acesso aos serviços bancários, contribuindo para a gestão de fornecedores e alta performance do setor de compras a pagar.

 

Precisa de ajuda para organizar sua vida financeira? Entre em contato comigo para que eu possa te ajudar! Você também pode conferir meu blog para acessar mais conteúdos como esse. 

fonte: Sky.One

Saiu na Mídia
Como Investir
Mercado
Cursos
Investimentos
Dinheiro
Economia

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Politica de Privacidade.

© Copyright 2022 - Desenvolvido por WMB Marketing Digital